Como ser uma blogger organizada – dicas essenciais

Quero partilhar contigo algumas dicas essenciais para seres uma blogger organizada. É importante que sejas organizada se queres levar a sério a criação do conteúdo do teu blog. Ou simplesmente queres mais tempo para outras atividades, para além do blog. Para teres uma presença regular e um trabalho consistente precisas de um método de organização.

Selecionei as dicas mais importantes, as dicas que utilizo para atingir os meus projetos e manter a presença nas redes sociais e ser organizada. Gosto de ter tempo na vida para tudo o que mais amo. Só com um planeamento consigo ser uma blogger organizada. Espero que te sintas inspirada e estas dicas sejam verdadeiramente úteis para ti.

Como ser uma blogger organizada – dicas essenciais

Faz o planeamento do teu conteúdo mensalmente e semanalmente

Com um planeamento mensal e semanal consegues ter mais tempo para antever e escrever os teus textos. O planeamento é extremamente importante, porque podes começar a pensar nos temas e na dinâmica dos meses com antecipação. Agenda um dia só para isso.

Cria um cronograma com dias e horários

Tens de tirar fotos? Precisas de escrever um texto longo? Precisas de reunir informação para escrever algum artigo? Com um cronograma é muito mais simples organizar a semana e ser um blogger organizado. Podes separar um dia fixo só para tirar fotos, para gravar vídeos, publicar textos, responder a comentários. Um dia para cada tarefa. O cronograma precisa de estar ajustado à tua realidade e às tarefas que necessitas diariamente para teres o blog atualizado.

Estuda sobre os assuntos do teu nicho

Para estares sempre atualizada e preparada, o estudo precisa de ser o teu trabalho de casa diário. É importante estares atento aos novos métodos de marketing digital. Procura estar informada em relação às novas funcionalidades para as redes sociais, ou seja, todas as formas de alcançares os teus objetivos e ter mais visitas. Tens diversos cursos online, vídeos no YouTube, blogues, Pinterest. Não falta informação na internet. Também podes estudar através de livros, são fontes muito fidedignas. Recomendo o livro Marketing Digital na Prática, do Paulo Faustino.

Fica atento ao conteúdo feito pelos outros bloggers

Sem focares no teu trabalho, podes ir verificando o que é feito em outros blogues. Quais são os assuntos do momento? O que está determinado blog relevante a criar para manter o interesse do público? Podem servir de inspiração para o teu conteúdo. Não confundas inspiração com cópia. Não precisas de escrever sobre o mesmo, mas é bom estar atento.

Sê uma blogger informada e curiosa

Este ponto está muito ligado ao ponto anterior. Uma blogger informada e curiosa é uma blogger que tem sempre (ou quase sempre) conteúdo novo e criativo. Normalmente uma blogger com estas qualidades não irá seguir “as modas” , tem algo de peculiar e uma forte forma de comunicação.

Não escrevas com pressa

Dedica tempo de qualidade ao teu blog. A pressa nem sempre é amiga. Revê o conteúdo do teu blog antes de publicares e sê cuidadosa. Os leitores reparam nisso. Uma imagem cuidada transmite um perfil de blogger organizado.

Não acumules comentários por responder

Para seres uma blogger organizado precisas de responder ao feedback dos leitores do teu blog. É importante! Todos os comentários são importantes. Responder é uma forma de agradecer o tempo que perdem a ler o que escreves.

Tem um banco de ideias e imagens

O banco de ideias serve de apoio para escreveres os teus textos num futuro curto ou longo prazo. Sempre que tens uma ideia anota numa lista na tua agenda ou bullet journal. Desta forma, tens sempre as ideias organizadas (podes separar por assunto) e não te perdes. Faz o mesmo com as imagens, cria pastas e imagens base para os teus projetos com a ajuda do Canva, por exemplo. É mais simples na hora de escolher uma foto no meio de tantas outras.

Lê mais sobre Bullet Journal

Reserva um caderno ou agenda só para o conteúdo do teu blog

Este é um ponto muito importante para seres um blogger organizado. Precisas de ter um lugar para anotares tudo relacionado com o teu projeto. Não mistures a vida pessoal e o teu blog. Deixa o teu caderno por perto. E se escreveres algo nas notas do teu telemóvel, anota mais tarde no teu caderno.

Estas foram as dicas essenciais para seres um blogger organizado. Organização é importante para não perderes a motivação e o fio à meada de tudo o que pretendes criar.

Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. Vai buscar um caderno, anota as tuas ideias e tira esse projeto da gaveta.

Espero que estas dicas tenham sido úteis. Um blog organizado, é um blog que todos querem ler.

One thought on “Como ser uma blogger organizada – dicas essenciais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *